Lula tem 5 contas a acertar com a Justiça Federal

face1161342044yrxtel

O processo do triplex do Guarujá (SP) é apenas uma das contas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem a acertar com a Justiça. O herói do povo brasileiro responde a 5 ações penais como réu da Justiça Federal por supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução judicial.

Desses, 4 são relacionados com a Operação Lava Jato. Na quarta-feira, 10 de maio de 2017, Lula – o líder máximo do PT – foi interrogado pela primeira vez pelo juiz federal Sérgio Fernando Moro, titular da 13ª Vara Federal, em Curitiba – origem da Lava Jato. Réu por suposto recebimento de R$ 3,7 milhões em propinas da construtora OAS, Lula é acusado nessa ação penal pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A pena prevista, caso seja condenado, pode chegar a 22 anos de prisão. Foram quase 5 horas de interrogatório, a maior parte, tomada por perguntas feitas por Moro. Lula negou ser dono do triplex, cobrou provas como o registro formal de propriedade da cobertura do Edifício Solarias, na praia das Astúrias, confessou ter buscado réus da Lava Jato para questionar sobre provas de corrupção e disse não ter responsabilidade alguma sobre os ilícitos revelados no escândalo Petrobrás.

O petista já foi interrogado como réu em dois desses processos: o primeiro a ser aberto, na Justiça Federal do Distrito Federal, em que foi acusado após a Lava Jato prender o ex-senador Delcídio Amaral, que tentava comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-Petrobrás, e na ação do triplex, por Moro. Lula ainda tem que responder na Lava Jato pelos supostos crimes que teria praticado ao receber R$ 12 milhões em propinas da Odebrecht na compra de um terreno para o Instituto Lula e de um apartamento, onde mora.

Tem ainda que responder por crimes em negócios em Angola, que teria beneficiado familiares, numa ação decorrente da Lava Jato, da Operação Janus. Ele ainda é acusado por favorecer empresas na compra de caças pela Força Aérea Brasileira, também com propinas supostamente pagas ao filho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s