Economia cresce 0,3% em janeiro, traz Monitor do PIB da FGV

pib

O Monitor do PIB-FGV aponta, na série com ajuste sazonal, crescimento de 0,3% da atividade econômica em janeiro, em comparação a dezembro e de 0,2% no trimestre móvel findo em janeiro (trimestre nov-dez/18-jan/19 comparado ao trimestre ago-set-out/18). Na comparação interanual, a atividade econômica também apresentou resultados positivos com crescimento de 1,1% no mês e 0,7% no trimestre.

“O Monitor do PIB-FGV mostra que, em janeiro, o PIB brasileiro apresentou crescimento nas taxas de variação mensal e trimestral, seja na análise com ajuste sazonal ou interanual. Contudo, o que vem se observando desde o final de 2018 é uma perda de fôlego da economia explicada, principalmente pela retração da transformação. Esta atividade tem grande poder de impulsionar outros segmentos da economia, impactando diretamente os investimentos, que já começaram também a arrefecer. Por estas razões, a despeito das variações positivas, o cenário econômico não é animador”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

Na comparação com o mês imediatamente anterior, na série livre de efeitos sazonais, a atividade econômica cresceu 0,3% em janeiro; com variações positivas nos três grandes setores de atividade. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a atividade apresentou crescimento de 1,1%, em janeiro. Nesta comparação, apenas a indústria de transformação, a construção e os impostos apresentaram recuo (-2,9%, -1,5% e -1,5%, respectivamente). Os demais componentes da atividade econômica, tanto da oferta quanto da demanda, apresentaram variação positiva, com destaque para os significativos desempenhos da exportação, da importação e, da agropecuária (14,2% e 7,7% e 6,5%, respectivamente).

Confira o estudo completo aqui.

FGV

 

Anúncios