Paulo Guedes vai à Comissão da Câmara para discutir lei orçamentária

5apefbienj60vmcbjf2qvc3cp

Ideia é que ministro discuta e defenda a desvinculação e desindexação dos gastos públicos, mudando a forma com que o Orçamento é elaborado no País

O ministro da Economia, Paulo Guedes, vai à Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira (9) para discutir a programação de gastos públicos. A informação foi confirmada pelo senador Marcelo Castro (MDB), presidente da CMO, que se reuniu com o ministro na manhã desta terça (7).

Leia também: Reunião define ida de Guedes à comissão especial da Previdência nesta quarta

“Ficou acertado que o ministro Paulo Guedes estará na Comissão Mista de Orçamento agora, quinta-feira, às 11h, para prestar todos os esclarecimentos e informações necessárias, tirar as dúvidas dos parlamentares. É isso que nós queremos, essa integração entre o Legislativo e o Executivo”, disse Castro.

Guedes defende mudanças profundas na forma com que o Orçamento é elaborado no País. O ministro quer desvincular e desindexar os gastos públicos. Hoje, boa parte dessas despesas é simplesmente ajustada pela inflação ou é definida com base em percentuais definidos na Constituição. Para Castro, é importante ter transparência nas discussões.

“Que as coisas possam ocorrer da maneira mais transparente possível para que não tenha nenhuma dúvida, nenhuma celeuma e que o Orçamento seja uma peça que verdadeiramente espelha a realidade nacional. Não queremos um orçamento fictício e, para isso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias , que vai estabelecer as diretrizes para o Orçamento, é prioritária e fundamental”, defendeu o senador.