APÓS DATAFOLHA, PT DIZ QUE LULA INELEGÍVEL TERÁ CONSEQUÊNCIAS “TRÁGICAS”

DB-2fLDXYAAQspH

Horas depois da divulgação, nesta quarta-feira (31), da pesquisa Datafolha que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como líder de intenções de voto, o comando do PT fez um prognóstico catastrófico para o caso de seu principal nome não poder disputar as eleições de outubro. A condenação de Lula em segunda instância no processo do tríplex o torna inelegível, em tese, pelos critérios da Lei da Ficha Limpa, mas a eventual candidatura ainda precisa ser analisada pela Justiça Eleitoral.

“Excluir Lula do processo eleitoral significaria cassar o direito de voto da grande maioria dos eleitores, o que lançaria o país numa crise política e institucional de consequências imprevisíveis, mas inevitavelmente trágicas”, diz nota divulgada pela Comissão Executiva do PT, órgão que reúne algumas das principais lideranças do partido.

Segundo a pesquisa, Lula lidera em todos os cenários dos quais participa, com até 37% das intenções de voto. Sem Lula, seu eleitorado se divide entre outros candidatos, e o percentual dos entrevistados que declaram intenção de votar branco ou nulo, ou em nenhum dos candidatos, sobe: sai da faixa que vai de 12% a 19% para um patamar de 24% a 32%.

De acordo com o Datafolha, em nenhuma outra pesquisa sobre a disputa presidencial feita pelo instituto em ano eleitoral houve uma proporção tão alta de entrevistados declarando intenção de votar em branco ou anular o voto.

Para o PT, o avanço de brancos, nulos e abstenções com a ausência de Lula na disputa significa “um imenso vazio de democracia”. “Isso demonstra a irresponsabilidade daqueles que tentam, a qualquer custo, tirar do povo brasileiro o direito de votar em Lula”, diz o comunicado do partido.

Desde que a situação judicial de Lula se agravou e aumentou o risco de que ele fique fora das urnas este ano, o PT tem associado a defesa da candidatura de Lula a uma “defesa da democracia”. Representantes do partido também costumam afirmar que o ex-presidente é alvo de uma perseguição política por meio da Justiça, notadamente por meio da Operação Lava Jato.

 

 

 

 

Anúncios