Temer se reúne com Maia e insiste na votação da reforma da Previdência. Maia diz: ‘vamos votar’

27124_2_L

O presidente Michel Temer se reuniu neste sábado com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), e disse ao aliado que é preciso insistir na votação da reforma da Previdência. Temer está preocupado com a reação dos partidos da base aliada, que já alertaram não haver condições políticas de se aprovar uma mudança no INSS a menos de um ano da eleição de 2018. AO GLOBO, Maia disse que vai “mostrar (aos aliados) a importância da votação” da reforma da Previdência. Ele esteve com Temer no Palácio da Alvorada, depois que o presidente retornou de São Paulo.

Nos bastidores, Temer também quer o aval de Maia para a reforma ministerial. O presidente passou o dia em articulações. Em São Paulo, ele esteve com o ministro Gilberto Kassab (PSD).

Temer recebeu relatos de que os líderes dos partidos aliados avisaram que uma reforma ministerial não garante apoio às mudanças na Previdência.

Mesmo assim, Maia insiste que é possível votar a Previdência.

— Vamos votar. Vamos mostrar a importância da votação: os números, a situação fiscal dramática — disse Maia AO GLOBO, após o encontro.

Perguntado sobre a reação dos líderes aliados, como o próprio líder do DEM, deputado Efraim Filho (PB), Maia respondeu:

— Sem reforma não teremos recursos para Educação, Saúde e Segurança, a hiperinflação vai voltar.

Maia também passará o dia em articulações políticas. Ele anunciou que irá ao 14º Congresso do DEM em Brasília, no qual o partido comunista lança a pré-candidatura de Manuela D’Ávila — ex-deputada federal e atual deputada estadual no Rio Grande do Sul — à Presidência da República.

Neste domingo, o presidente Temer receberá de aliados um mapeamento dos votos nas bancadas. O mapa está sendo feito pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP).